Como unidade de pronto atendimento, a UPA Benedito Bentes segue o normatizado pelo SUS para o seu tipo de estabelecimento de saúde, sendo uma unidade de saúde exclusiva para atendimento de urgência e emergência e que é transitória, no qual o usuário do SUS deve permanecer até 24 horas, devendo, até lá: ter seu caso resolvido conforme conduta médica estabelecida, que seja com alta para continuidade do tratamento em casa ou transferência para unidade de referência.
A UPA é uma unidade de saúde especializada no atendimento de urgência e emergência, considerada como intermediária entre a atenção primária e a atenção hospitalar. Seu perfil é focado em prestar atendimento resolutivo e qualificado aos usuários do SUS acometidos por quadros agudos de natureza clínica, de forma que:
A gestão da UPA Benedito Bentes está sendo feita pelo Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, por meio do Contrato de Gestão N° 101/2016, constante do Processo n. º nº05800.049654/2014 com o Município de Maceió. De forma, conforme o estabelecido no contrato, o ISAC realiza o gerenciamento, a operacionalização e execução das ações e serviços de saúde na referida unidade, estando ela situada na Avenida Antônio Lisboa de Amorim, no bairro Benedito Bentes na cidade de Maceió. As atividades do ISAC foram iniciadas em julho de 2016.
A UPA Benedito Bentes é habilitada no SUS como uma unidade de pronto atendimento 24 horas, Porte III, para a área de abrangência 200.001 a 300.000 habitantes. Ela dispõe de:
Dentre os serviços de atendimento em urgência e emergência, a UPA Benedito Bentes oferece aos usuários do SUS os seguintes serviços:
O atendimento prestado respeita a preconização do Ministério da Saúde, de forma que, a UPA Benedito Bentes adota como base o Protocolo de Manchester para classificação de risco. Bem como, atua para proporcionar agilidade nos atendimentos prestados conforme o risco identificado.