Colaboradores revelam histórias inspiradoras no cuidado com o próximo

Getting your Trinity Audio player ready...

Até o dia 20 de maio, eles trocarão experiências durante a Semana de Enfermagem

Uma história de luta e superação para alcançar o sonho de poder cuidar das pessoas. É assim que podemos definir a história de Edileusa Marques. Vinda de uma família humilde, Edileusa foi para cidade de Palmas, no Tocantins, para realizar o sonho de ser enfermeira.

Divorciada e mãe de três filhos, ela conseguiu conciliar por anos a rotina intensa do cuidado com o lar, o trabalho durante o dia e o curso técnico de Enfermagem à noite.

Toda a luta foi premiada, anos depois, com o diploma do curso superior. Hoje Edileusa tem orgulho de atuar como enfermeira no HECC –  Hospital Estadual de Combate à Covid-19 do Tocantins. “Após muita dificuldade, sou enfermeira graduada em Urgência e Emergência. Ser enfermeira é o dom e o ato de cuidar. Lute sempre pelos objetivos. Lutar sempre, desistir jamais”, afirmou.

Essa é uma das 1.378 histórias inspiradoras dos profissionais de Enfermagem que atuam no ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. No total, são 976 técnicos e 402 enfermeiros que se dedicam à área nas unidades administradas pelo Instituto no Pará, Alagoas, Tocantins e Bahia e, ainda, na Sede Administrativa em Brasília.

Algumas dessas histórias fazem parte da série “Enfermagem e eu, uma história de vida!”. As peças foram produzidas pelo ISAC para homenagear enfermeiros e técnicos da Instituição durante a Semana de Enfermagem. O evento é realizado de 10 a 20 de maio de forma integrada em todas as unidades gerenciadas pelo ISAC.  

Dia Mundial do Enfermeiro

No dia 12 de maio é celebrado o Dia Mundial do Enfermeiro. A data é uma homenagem à britânica Florence Nightingale, fundadora da primeira escola de Enfermagem da Inglaterra.

Mais de 100 anos depois da morte de Florence, o enfermeiro Jeferson Araújo segue os passos dela no cuidado com o próximo na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Maceió.

“A Enfermagem, para mim, é a extensão do cuidar e é onde pude pôr em prática todo o conhecimento que adquiri em cinco anos de graduação, de forma humanizada e com um atendimento de qualidade”, destacou.

Recompensas e aprendizados

A Enfermagem proporciona muita interação humana e troca de experiências. Lidar diariamente no contato com os pacientes e auxiliar as pessoas na superação de momento difíceis gera, além de muito aprendizado, uma satisfação que só é experimentada por quem cuida de alguém. É o que conta a enfermeira Helenice Silva, colaboradora do ISAC na UPA Icuí, no Pará.

“Atendemos um morador de rua que chegou à nossa unidade com desconforto respiratório grave e chegou a ser entubado. No decorrer do tratamento dele houve melhoras e chegamos a extubá-lo. Depois de um tempo, auxiliamos na recuperação com apoio na fisioterapia e o paciente se recuperou muito bem até receber alta. Ele reencontrou a família que não via há anos. Tivemos a oportunidade de trabalhar de maneira humanizada e transformar a vida de uma pessoa”, comemorou a enfermeira.

Novas jornadas

E a jornada continua. A cada dia, o ISAC abre oportunidade para que um novo colaborador possa exercer a vocação do cuidado com o próximo.

“Minha trajetória na Enfermagem começou há três anos, desde que me tornei bacharel em Enfermagem, quando comecei a vivenciar um pouco o que era ser enfermeira. Hoje atuo na área que amo, sou feliz com o que faço, levando um cuidado humanizado de forma integral. Fico feliz em fazer parte desse time ISAC”, finalizou Laila Morbek, enfermeira do Multicentro Carlos Gomes, em Salvador.

Compartilhe esta postagem »»