Getting your Trinity Audio player ready...
|
Dessa vez, o freezer com picolés chegou no Ambulatório de Especialidades. HMA será o próximo
Depois do sucesso da Campanha da Honestidade na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, chegou a vez do Ambulatório Municipal de Especialidades – AME receber um freezer recheado de picolés. Ao lado dele, uma caixa para receber o pagamento das unidades, cada uma custando R$ 2,00.
São mais de 1.000 picolés de 15 sabores diferentes e o valor arrecadado é investido na compra de mais picolés para os pacientes.
Na caixa onde o valor pode ser depositado há frases, como “Faça o bem sem olhar a quem”, “O que você planta hoje, colherá amanhã”, “Deixe o mundo um pouco melhor do que encontrou” e “Faça você a diferença”.
Presente em sete unidades
A iniciativa começou a ser implantada três anos atrás e hoje está presente em sete unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Saúde e Cidadania – ISAC.
O Dr. Tiago Sobreira, Superintendente do ISAC, explicou que o projeto teve como primeiro lar a UPA de Trapiche da Barra, em Maceió, Alagoas.
“Queríamos fazer uma aproximação com a comunidade e demonstrar que a honestidade estava presente em todos aqueles que estavam envolvidos no processo. Havia saído uma reportagem na época falando que muitos dos usuários que acionavam os serviços públicos iam para depredar e deteriorar as unidades. Com a campanha demonstramos que mais de 97% das pessoas eram realmente honestas, que deixavam recurso para poder pegar o picolé”, pontuou.
Sucesso
Com o sucesso do primeiro ponto da campanha e a implantação do segundo, a intenção é de levar outro freezer para o Hospital Municipal de Araguaína – HMA, como explicou a diretora das unidades, Maria Dulcimary.
“Nós tivemos a primeira experiência na UPA e, devido aos excelentes resultados, estamos estendendo para as demais unidades. O objetivo da campanha da honestidade não é a obtenção de lucro, mas um cunho na questão da humanidade, da honestidade, da colaboração e voluntariado. Nós temos três unidades em Araguaína e vamos estender a campanha para todas elas, chegando posteriormente no HMA”, explicou a diretora.
Campanha da Honestidade na UPA
Implantada em agosto, nos 15 primeiros dias de campanha, 92,5% dos picolés retirados do freezer tiveram contribuição. Apenas 7,5% das unidades não receberam os valores correspondentes. Em números absolutos, 647 unidades foram vendidas e somente 46 não foram “pagas”.