É obrigatório apresentar os documentos pessoais e o Cartão do SUS, o que também facilita o trabalho da equipe multidisciplinar de saúde
O AME – Ambulatório Municipal de Especialidades, em Araguaína (TO), presta assistência médica para os quadros clínicos de baixa complexidade, onde os usuários do SUS – Sistema Único de Saúde podem fazer o acompanhamento de problemas de saúde que não ofereçam risco imediato à vida. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, exceto feriados.
O fluxo de atendimento é realizado pela Central de Regulação Municipal, onde, após passar por uma UBS – Unidade Básica de Saúde, o usuário tem o prontuário enviado para análise de um médico regulador, que é responsável pela autorização de consultas e exames de complexidade.
E para o preenchimento da ficha de atendimento, o paciente deve apresentar os documentos pessoais:
– Documento de identificação com foto (RG, CNH, Passaporte etc.);
– CPF;
– CNS (também conhecido como Cartão do SUS);
– Guia de atendimento, solicitação ou requisição assinada por um médico (para exames)
Caso o usuário precise emitir o Cartão do SUS, basta ir até a unidade de saúde mais próxima, à Secretaria de Saúde do município para fazer a solicitação ou emitir pela internet.
Como emitir o Cartão do SUS na unidade de saúde?
O Cartão do SUS é gratuito e necessário para realizar o agendamento de consultas e exames, acompanhar o histórico de atendimentos e vacinas, e outras demandas.
Para emiti-lo, é solicitado os seguintes documentos:
– Documento de identificação com foto (RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho etc.);
– CPF;
– Certidão de nascimento ou casamento;
– Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone etc.);
– Número de PIS/PASEP (se tiver).
Após entregar os documentos, basta aguardar ser chamado novamente pelo atendente, que fará o cadastro e, em seguida, entregará a versão física do Cartão do SUS. Guarde-o em local seguro.
Como emitir o Cartão do SUS pela internet?
Também é possível emitir o Cartão do SUS gratuitamente pela internet através do site ou pelo aplicativo Conecte SUS.
Para ter acesso ao sistema é necessário ter uma conta Gov.br, que pode ser criada de graça e ainda oferece outros serviços públicos digitais.
A versão digital do Cartão do SUS foi criada pelo Ministério da Saúde para facilitar a identificação e autenticação do cidadão, e é aceito nas unidades de saúde de todo o Brasil.
Confira abaixo o passo a passo para emitir a versão digital do Cartão do SUS.
Pelo aplicativo:
– Baixe o aplicativo Conecte SUS pelo Google Play (Android) ou App Store (iOS);
– Clique no botão “Entrar com Gov.br”;
– Insira seu CPF e clique em “Continuar”;
– Insira sua senha da conta Gov.br e clique em “Entrar”;
– Ao entrar no aplicativo, clique no botão “Perfil” e depois em “Cartão Nacional de Saúde”;
– Seu cartão será exibido com as opções para inserir na carteira digital ou fazer o download no dispositivo.
Obs.: Para criar uma conta Gov.br pelo smartphone, baixe o aplicativo Gov.br pelo Google Play (Android) ou App Store (iOS) e siga as instruções.
Pelo site:
– Acesse o site Conecte SUS;
– Clique no botão “Entrar com Gov.br”;
– Insira seu CPF e clique em “Continuar”;
– Insira sua senha da conta Gov.br e clique em “Entrar”;
– Ao entrar no site, clique no menu “Meu Perfil” e depois em “Cartão Nacional de Saúde”;
– Seu cartão será exibido com as opções para inserir na carteira digital ou fazer o download no dispositivo.
Obs.: Para criar uma conta Gov.br pelo computador, abra o navegador de internet, acesse o site Acesso Gov.br e siga as instruções.
O que é a Central de Regulação Municipal?
Agora que você já sabe quais documentos levar quando for até o AME, conheça também como funciona o trabalho da Central de Regulação Municipal.
Após ser acolhido em uma UBS, o usuário do SUS que foi encaminhado para receber atendimento especializado no AME vai precisar de uma autorização, cuja solicitação é enviada para a Central de Regulação Municipal. Ao receber a solicitação, a Regulação fica responsável pelo agendamento da consulta ou exame especializado, além de comunicar o paciente quando esta guia de atendimento for liberada.
O paciente que não conseguir ir até a Regulação para receber a guia de atendimento no dia e horário agendado pode pedir para um familiar ou conhecido ir buscar, desde que apresente os documentos do paciente que vai receber o atendimento, além dos seus documentos pessoais também.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Central de Regulação Municipal pelo telefone (63) 3411-7051.
Quando procurar atendimento no AME?
O AME é referência no atendimento de excelência em baixa complexidade e no acolhimento de pacientes de todas as faixas etárias em Araguaína e região. Atualmente, funciona nas dependências do Centro Universitário UNITPAC e no anexo próximo à Secretaria Municipal de Saúde.
Juntas, as duas unidades possuem 23 consultórios, oferecem mais de 20 especialidades médicas e realizam mais de 10 tipos de exames físicos, laboratoriais e de imagem, atendendo cerca de 500 pacientes por mês.
São exemplos de casos para procurar atendimento no AME:
– Cardiologia;
– Cardiologia pediátrica;
– Cirurgia Pediátrica;
– Colonoscopia;
– Dermatologia;
– Ecocardiograma;
– Ecocardiograma infantil;
– Eletrocardiograma;
– Endoscopia;
– Geriatria;
– Neurologia;
– Otorrinolaringologia;
– Pediatria;
– Pequena cirurgia;
– Psiquiatria;
– Raio-X;
– Teste ergométrico (esteira);
– Ultrassonografia
Se o usuário apresenta sintomas como febre, vômito, diarréia, falta de ar, ou sofreu algum tipo de acidente com corte ou trauma e sangramento, o recomendado é buscar acolhimento em uma UPA, para as ocorrências sem risco à vida, ou hospital, para as ocorrências com risco iminente à vida.