Vários colaboradores estão olhando para câmera. Eles estão de máscara e em frente para um monitor

Capacitação reforça práticas para segurança na cadeia medicamentosa

Getting your Trinity Audio player ready...

Profissionais de diversas áreas e unidades gerenciadas pelo Instituto participam dos treinamentos

Com o objetivo de fornecer informações aos profissionais de saúde sobre o manejo, preparo e administração dos medicamentos, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania promove o treinamento “Segurança na Cadeia Medicamentosa”. A capacitação foi iniciada em agosto e segue até dezembro.

Várias turmas foram formadas, nos turnos da tarde e noite, nas enfermarias dos hospitais e unidades de saúde gerenciadas pela organização social. O treinamento também ganhou uma versão on-line.

A dinâmica se deu em quatro etapas, com um total de 20 processos, entre eles: reconciliação medicamentosa; análise técnica de prescrição; farmácia clínica; farmacovigilância; plano de alta; prescrição; qualificação e avaliação de fornecedores; aprazamento; aquisição; dispensação; fracionamento e identificação; CAF – Central de Abastecimento Farmacêutico; distribuição; preparo e administração; devolução; descarte; solicitação de compras; farmácia; padronização e recebimento.

Qualificação

“O principal foco do treinamento é reforçar a segurança do paciente, de forma que todos funcionem como um time. Procuramos fazer com que os profissionais conheçam todas as habilidades da cadeia medicamentosa na prática”, explica Ristori Pinto, gerente de Qualidade.

“Além de ser uma proposta de educação continuada, o treinamento traz novas ferramentas para capacitar a equipe, que precisa estar cada vez mais instruída para lidar com o manuseio, o preparo e a administração dessas medicações, fazendo com que o profissional pense como um todo, no time ISAC, além das funções de enfermeiro, farmacêutico ou médico”, ressalta Vinicius Menezes, gestor de Assistência e Qualidade do ISAC.

Até o momento as seguintes unidades participaram da capacitação: no estado de Alagoas, o Hospital Professor Ib Gatto Falcão e as UPAs – Unidades de Pronto Atendimento Trapiche da Barra e Benedito Bentes; e em Araguaína, no Tocantins, a UPA Anatólio Dias, o HMA – Hospital Municipal de Araguaína, a Day Clinic e o AME – Ambulatório Municipal de Especialidades.

Política institucional

A Política de Segurança na Cadeia Medicamentosa é adotada pelo ISAC para promover a segurança do paciente, aumentando a eficiência na cadeia medicamentosa. Isso é possível a partir do mapeamento do fluxo de valor e dos processos, riscos e barreiras e da busca pela melhoria contínua relacionada à farmacoeconomia.

O processo de medicação envolve desde a organização e gerenciamento, à seleção e aquisição, estoque e armazenamento, prescrição e transcrição, preparo e dispensação, administração e monitoramento seguro dos medicamentos.

O documento completo sobre a Política de Segurança na Cadeia Medicamentosa pode ser acessado no link https://isac.org.br/politica-de-segura…camentosa/

Compartilhe esta postagem »»