Unidades de Araguaína participam da Semana da Enfermagem ISAC

Getting your Trinity Audio player ready...

O evento contou com palestras, bate-papos e minicursos on-line e presenciais

Com o tema “Mais que uma semana, uma história de vida!”, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania promoveu a Semana da Enfermagem nas unidades que gerencia em todo o país. O evento ocorreu entre os dias 10 e 20 de maio, possibilitando a interação dos colaboradores de diferentes regiões.

Em Araguaína, participaram das atividades os enfermeiros e técnicos em Enfermagem do Hospital Municipal – Unidade Covid-19, da UTI Covid-19 no Hospital Regional de Araguaína, do HMA – Hospital Municipal de Araguaína, da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro e do AME – Ambulatório Municipal de Especialidades.

Na edição deste ano, a programação contou com um circuito de atividades on-line, com palestras, bate-papos, minicursos e vivências profissionais. 

As ações da Semana de Enfermagem também celebraram o Dia do Enfermeiro e o Dia do Técnico em Enfermagem, comemorados nas datas 12 e 20 de maio, respectivamente.

Live de abertura

O bate-papo de abertura do evento contou com a participação da presidente do ISAC, Evane Corbacho, de coordenadores e gerentes de Enfermagem e representantes das empresas de apoio técnico.

Evane agradeceu o empenho dos profissionais que estão na linha de frente combatendo a covid-19.

“É um momento para reconhecer a dedicação dos profissionais e saber que o que eles fazem é uma arte, porque estão cuidando de vidas o tempo todo. Muito obrigado por tudo o que fazem e podem contar conosco”, destacou a presidente. 

O gerente de Assistência e Qualidade ISAC, Vinícius Menezes, completou: “A gente fala que a valorização se dá não pelo grande acontecimento, mas se dá no detalhe, no dia a dia, no 1% que a gente consegue melhorar a cada momento, a cada plantão”.

Alberto Aguiar Neto, médico e gestor de Relações Institucionais ISAC, destacou a importância da Semana da Enfermagem.

“Os avanços que a equipe vem conquistando ratificam a importância da classe. Todas essas batalhas que vocês estão travando são merecedoras de todo o esforço de vocês. Sem vocês, essa locomotiva não anda, então, só temos a agradecer”, finalizou.

Momentos de aprendizado e aproximação

Adriano Rocha e Silva, gerente de Enfermagem do ISAC em Araguaína, contou que a troca de experiências com profissionais de unidades de outras cidades é um importante recurso para o aprendizado dos colaboradores.

“É algo novo para nós e tem sido muito bom, muito gratificante. A gente tem aprendido muito com as vivências das outras unidades, observamos muitas coisas novas e estamos vendo se são possíveis de serem colocadas em prática nas unidades ISAC de Araguaína”, destacou Adriano.

A coordenadora assistencial de Enfermagem do Hospital Municipal – Unidade Covid-19, Priscila Ribeiro Borges Jácome, gostou bastante das lives e achou bem positiva a realização dos bate-papos.

“Eles aproximaram diferentes unidades gerenciadas pelo ISAC, o que trouxe interação e troca de experiências aos colaboradores. De todas as atividades, a que mais gostei falou sobre as vivências na UTI Covid. Pude conhecer as diferentes rotinas e estruturas montadas contra a doença”, comentou Priscila.

A coordenadora de Enfermagem da UPA Anatólio Dias, Ticiane Pozzebom Feitoza, comentou que os 11 dias de atividades foram uma experiência desafiadora e com grande enriquecimento para a profissão. 

“Todas as programações foram bem planejadas. Os temas que mais chamaram a minha atenção foram a Enfermagem e o acolhimento humanizado, legislação aplicada ao processo da Enfermagem e o autocuidado na Enfermagem. Levamos conhecimento e experiências para um bom engajamento da equipe e enriquecimento de ações voltadas ao cuidado do paciente”, enfatizou Ticiane.

Programação local

Além das atividades on-line para todo o Brasil, as unidades gerenciadas pelo ISAC em Araguaína também contaram com ações locais.

Os profissionais de Enfermagem do HMA, AME, UPA, HMC e UTI Covid-19 do HRA foram recepcionados com música e balões pelos coordenadores administrativos e gerentes de Enfermagem do ISAC.

Os colaboradores assistiram às palestras “Superação: conte sua história”, ministrada pela gerente de RH Elisangela Rocha, pelo gerente de Enfermagem Adriano Rocha e pela psicóloga do trabalho Adriélica Fernandes.

A palestra “A invisibilidade com enfoque no adoecimento mental entre trabalhadores da Enfermagem: dilemas e desafios” foi mediada pela psiquiatra Yandara Luz Prado e pela enfermeira Isabela Caetano Borges.

Houve ainda as palestras on-line “Valorização do Técnico de Enfermagem”, ministrada por Tânia Miranda, e “Humanização e Combate ao preconceito: o que é o Nome Social?”, com o advogado Roberto Silva.

O fisioterapeuta Valteno Junior fez sessões presenciais de massoterapia para os colaboradores da UPA, HMA e Hospital Municipal – Unidade Covid-19.

Eventos nacionais

Quem perdeu alguma programação nacional ou deseja assistir o evento novamente, os vídeos estão disponíveis no canal do ISAC no YouTube.

Bate-papos

– Abertura oficial com a Presidente do ISAC, coordenadores e gerentes de Enfermagem, além de representantes das empresas de apoio técnico.

– “Sigilo de imagem e informação no ambiente de saúde”, com o consultor sobre LGPD, José Carlos Deotti, e a gestora de Comunicação, Ana Negreiros.

– “De maternidade a Hospital Covid-19. A experiência do Hospital Ib Gatto Falcão”, mediado pelo gestor de Assistência e Qualidade ISAC e CEO da Vital Gestão, Vinicius Menezes.

– “O cuidado da Enfermagem nas UTIs Covid-19 no Tocantins. A experiência nas UTIs do Hospital Geral de Palmas e dos hospitais regionais de Araguaína e Gurupi”, mediado pela gestora de Comunicação, Ana Negreiros.

– “O papel da Enfermagem no atendimento de urgência e emergência. Bate-papo sobre a experiência da UPA Anatólio Dias”, mediado pelo enfermeiro, mestre e líder de Enfermagem no Hospital Ib Gatto Falcão, Lemoel Leandro.

– “A Enfermagem no acolhimento humanizado do paciente de multicentros. Bate-papo sobre a experiência nos Multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas”, mediado pelo gerente de Enfermagem em Araguaína, Adriano Rocha.

– “A importância do controle de infecções no ambiente de saúde. Bate-papo sobre a experiência do ISAC nas unidades gerenciadas”, mediado pelo superintendente médico do ISAC, doutor José Maria Filho.

– “O papel da Enfermagem no atendimento de urgência e emergência. Bate-papo sobre a experiência da UPA Benedito Bentes”, mediado pela gerente assistencial da Vital Gestão, Daiane Leite.

– “Enfermagem na linha de frente da covid-19. Bate-papo sobre a experiência vivida pelo time de Enfermagem desde a implantação do Hospital Estatual de Combate à Covid-19 e Hospital Municipal – Unidade Covid-19”, mediado pela enfermeira e líder de Enfermagem da UPA Trapiche da Barra, Caroline Leite.

– “O papel da Enfermagem no processo de acreditação de uma UPA. Bate-papo sobre a experiência UPA Trapiche da Barra, primeira unidade de saúde a ser certificada em Alagoas”, mediado pela gerente de Qualidade da Vital, Thalita Marques Mesquita.

Palestras

– “Inteligência emocional”, com a psicóloga Juliana Vasconcelos.

– “Autocuidado, autoamor e consciência coletiva”, com a psicóloga Maria Aparecida Soares.

– “Legislações aplicadas ao processo e exercício da Enfermagem”, ministrada pelo enfermeiro Wbiratan Lima.

– “Construção da identidade profissional no mercado de trabalho”, com a especialista em Gestão Hospitalar e life coach, Rhaíssa Paz.

– “Como fazer Enfermagem com qualidade impacta no fortalecimento da assistência”, ministrada por Thalita Mesquita e Daiane Leite, da Gestão de Qualidade Vital.

Minicursos

– Gestão Financeira, com o analista de finanças e assessor de investimento, André Costa.

Encerramento

– Homenagem aos colaboradores de todas as unidades ISAC no Brasil.

Compartilhe esta postagem »»