Telemedicina mostra qualidade e eficiência em pacientes do Ambulatório Municipal.

Getting your Trinity Audio player ready...

Foto: Marcos Filho / Ascom Prefeitura de Araguaína

Medida incentiva o isolamento social de pessoas com doenças crônicas

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) mudou a rotina da maioria das pessoas no mundo, por isso certos hábitos precisaram ser revistos e mudados. Foi o que aconteceu com as consultas médicas para os doentes crônicos araguainenses, cujo acompanhamento era frequente até o encerramento das atividades presenciais do Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas – AME.

Para proteger esses pacientes e garantir seu atendimento, o Instituto Saúde e Cidadania – ISAC adotou a Telemedicina, consultas por vídeo chamada, conectando médico ao paciente em tempo real.

Graças à nova modalidade de consulta médica, pessoas que fazem parte do grupo de risco do Covid-19, hipertensos, diabéticos, cardíacos, idosos ou com doenças de maior gravidade, não precisarão se afastar do isolamento social.

De março até agora, o AME realizou 4.200 consultas e 11.900 procedimentos, sendo eles exames, consultas, interpretação de exames, orientações, receitas e emissões de laudos.

Araguaína é uma das poucas cidades no Brasil em que a telemedicina é adotada, mostrando que é possível manter atendimento médico sem colocar a vida do paciente em risco durante a pandemia. Vale lembrar que as consultas pela plataforma online são feitas mediante tempo de espera da regulação do município.

Telecovid

Para os pacientes com sintomas da Covid-19, o ISAC disponibilizou consultas pelo Telecovid, outra forma de manter o isolamento social.

De março até agora, foram recebidas 1.320 solicitações, com 14.220 mensagens trocadas e 850 consultas médicas efetuadas, uma média de 20 por dia.

Utilizar o Telecovid é fácil: basta ter em mãos o cartão do SUS, um endereço de e-mail válido e enviar uma mensagem para o número (63) 99105-3625.

Compartilhe esta postagem »»